"As vezes ouço passar o vento, e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido”
(Fernando Pessoa)

9 de janeiro de 2012

PIX resizer - O compactador de imagens


Hoje, com o avanço tecnológico das "máquinas fotográficas" digitais, ser um fotógrafo, mesmo que amador, tornou-se algo relativamente fácil.

Mas com o aumento da resolução das máquinas digitais, surgiu um dilema: alta resolução gera arquivos pesados, as vezes impossíveis de serem compartilhados nas redes sociais e Blogs, publicados em sites de fotografias ou simplesmente enviar por E-mail.

Uma alternativa é reduzir a resolução da máquina (recurso disponível na maioria dos equipamentos) para gerar arquivos menores, porém se você quiser imprimir algumas destas imagens, perderá muita resolução.

O ideal é usar ao máximo o equipamento, obtendo imagens com a máxima resolução possível e compactá-las posteriormente.

Para este procedimento existem vários softwares gratuitos, outros bastante caros e também sites que executam a compactação on-line.

Como usuário de Redes Sociais, Panoramio, Flickr e Blogs, já testei vários destes softwares e sites, inclusive o pesado, caro e famoso "Adob Photoshop".

Dentre todos o que mais me chamou a atenção pela simplicidade, facilidade de uso e principalmente os resultados satisfatórios obtidos foi o "PIX resizer".

É gratuito, possui uma interface extremamente simples e leve, permite ajustar diferentes níveis de compactação, permite compactar imagens uma a uma ou diversas imagens inseridas em uma pasta de uma vez só e por final a qualidade das imagens após compactadas surpreende muito.

Se você curte fotografar e compatilhar as imagens pela Net, use ao máximo a resolução de seu equipamento e faça um teste do "PIX resizer". Com certeza você vai se surpreender com os resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário