"As vezes ouço passar o vento, e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido”
(Fernando Pessoa)

22 de setembro de 2010

Terceiro Dia

Cachoeira do Tabuleiro: 273 metros de queda

Acordamos com muita neblina. Saímos da Dona Maria às 10:00 horas em direção à portaria do Parque Estadual Serra do Intendente, onde chegamos às 12:30. O trajeto é praticamente todo descida, portanto prepare joelhos e tornozelos.

Resumo do trecho:
Distância percorrida: 5,68 Km
Tempo gasto: 02:30 horas
Velocidade média: 3,7 km/hora

Fizemos o almoço na área de camping do Parque e partimos às 14:15 em direção ao Poção da Cachoeira do Tabuleiro (parte baixa) onde chegamos às 15:30 .Cobra-se R$ 5,00 de entrada. O acesso é formado por uma trilha fácil somente no início. Depois “descamba” à descer em um trajeto até mesmo perigoso, já que passa por diversos desfiladeiros e não possui quaisquer proteção para os turistas menos experientes. Após chegar ao rio, caminha-se, ou melhor, pula-se de pedra em pedra até chegar ao Poção e mais uma vez preparem-se os joelhos e tornozelos. O visual é indescritível. Às 16:00 horas, por motivos de segurança, todos tem que retornar à portaria do Parque e na volta, tome pedras e muita subida.

Resumo do trecho (ida e volta):