"As vezes ouço passar o vento, e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido”
(Fernando Pessoa)

25 de janeiro de 2010

PEDRA GRANDE - IGARAPÉ/MG

Pedra Grande
A Pedra Grande com 1.434 metros de altitude está situada na Serra do Itatiaiuçú ou Serra de Igarapé, na divisa dos municípios de Igarapé/MG e Itatiaiuçú/MG. Encontra-se distante cerca de 50 quilômetros de Belo Horizonte, sendo acessada pela Rodovia BR 381. Nela é comum a prática de escalada com pelo menos seis vias conquistadas, trekking, bike e vôo livre. Do alto tem-se uma bela vista da região metropolitana de BH. A noite o visual é deslumbrante (um show de luzes). A partir da BR 381 há vários acessos à Pedra Grande. Um dos mais fáceis é deixar a BR, entrando à direita na "curva da ferradura", seguir por estrada de terra (muito trânsito de caminhões com carga de minério) até uma plantação de eucalípito à esquerda. Há uma estrada bastante estreita dentro da lavoura. É só seguir em frente a pé, bike ou veículo 4 x 4 pela estrada principal. Veículos "normais" não sobem. 

A Pedra Grande está inserida em pelo menos três regimes de proteção:
  • O Decreto Municipal n.º 1.318 de 1 de outubro de 2008 Decreta o tombamento do bem cultural denominado "Conjunto Natural e Paisagístico da Pedra Grande". Por determinação deste Decreto, quaisquer intervenções no local dependem de prévia deliberação do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Igarapé.
  • O Decreto Estadual n.º 20.792 de 8 de setembro de 1980 "Define Área de Proteção Especial dituada nos municípios de Mateus Leme, Igarapé e Itaúna para fins de preservação de mananciais". Este decreto refere-se ao Manancial de Abastecimento Público de Serra Azul, responsável pelo abastecimento de água potável de parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG.
  • O Decreto Municipal n.º 1.306 de 16 de maio de 2003 "Dispõe sobre a implantação de Área de Proteção Ambiental no município de Igarapé". A APA é considerada uma modalidade de UC-Unidade de Conservação pela Lei do SNUC.
Mesmo com tamanho aparato legal de proteção, a Pedra Grande é constantemente ameaçada, principalmente pela atividade minerária na região. Sob a Pedra Grande há alguns milhões de toneladas de minério de ferro que são objeto de cobiça financeira de várias mineradoras que operam na região. 

20 comentários:

  1. porque a prefeitura de igarape não instala um observatorio astronomico na serra de igarape

    ResponderExcluir
  2. a serra de igarape seria um otimo atrativo para pesquizas astronomicas

    ResponderExcluir
  3. Sobre o observatório astronômico, a pedra grande é tombada como patrimônio natural da cidade e existem restrições para construções em seu entorno.

    ResponderExcluir
  4. jessyca s2 vida loka3 de agosto de 2010 17:52

    eu ja fui la na pedra grande de Igarapé e muito linda pena q esta sendo destruida e um passeio maravilhoso q eu nunk vou me esqueçer...

    ResponderExcluir
  5. Conforme relatado acima pela Cássia R.C. a Pedra Grande está inserida em pelo menos três regimes de proteção: Conjunto Natural e Paisagístico, Área de Proteção Especial e Área de Proteção Ambiental.
    Acima alterei a postagem original, oferecendo maiores detalhes sobre este assunto.

    ResponderExcluir
  6. na verdade a Pedra Grande pertence unicamente a nossa cidade vizinha Itatiaiuçu, pode se olhar em qualquer mapa. Iniciativas devem ser tomadas pelos governantes de la, pois a bela pedra esta no municipio deles.

    ResponderExcluir
  7. eu fui ontem de bike! muito massa! muito mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro em Pará de Minas e tenho interesse de ir de bike. Onde entro, qual o caminho? Abraços.

      Excluir
  8. Tive o prazer de conhecer a Pedra Grande e é um lugar lindo realmetne.Porém devo ressaltar que em entristeceu vê que apesar de todos os aparatos legais que a protegem, se encontra degradada, não somente pela ação das mineradoras vizinhas,mas principalmente pela ação dos visitates e esportistas que a frequentam. Vi sacos de lixo, garrafa pet, copos de refri,e muitas outras coisas deixados por humanos. Além da incrivel mania de pixação feita por desocupados que acham lindo deixar seus nomes escritos na pedra, aio ninguem nem sabe quem são. Acho que quem gosta deste passeio e aprecia a belza do lugar deve primeiro se preocupar com suas atitudes para preserva-lo.

    ResponderExcluir
  9. Complementado o comentário de Ricardo Valverde, a Pedra Grande está situada na divisa dos municípios de Igarapé e Itatiaiuçú. A divisa é justamente o divisor de águas no sentido leste-oeste, ou seja, o topo, portanto a "face"sul está situada no município de Itatiaiuçú e a "face" norte no município de Igarapé. Quanto aos dispositivos legais de proteção, desconheço algum proveniente do município de Itatiaiuçú

    ResponderExcluir
  10. Olá a todos!
    Estive lá na Pedra Grande ontem...
    Lugar abençoado por Deus, pena que a mineração está bem próxima, se ela continuar com esse ritmo, abalará a estrutura natural desse conjunto de belas montanhas.
    Homens cegos pelo regime capitalista...

    ResponderExcluir
  11. é esse lugar é maravilhoso eu já morei em Pedra Grande

    ResponderExcluir
  12. Olá. Indo de carro normal e após descer no ponto referido no texto acima quantos serão os Kms até o pico/pedra ?
    Dá p ir de onibus de bh (talvez coletivo)e depois ir andando até a pedra ?
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  13. Olá Henrique Barbosa.
    Primeiramente Obrigado por acessar meu Blog.
    Vamos às respostas de suas dúvidas: Da cidade de Igarapé (Passarela da BR 381) passando pela BR 381 e depois entrando à direita (local conhecido como curva da ferradura) são 11 Km só de ida. Obviamente existem outros percursos possíveis, passando pela “Veterinária”, antiga Agroceres, Chacreamento Santa Mônica ou passando pela região do Batatal.
    Da BR 381 no início da estrada de terra (Bica Dágua ou Curva da Ferradura) são aproximadamente 6 Km de ida. De onde se pode deixar, ou melhor, ir de carro, até a Pedra Grande é aproximadamente 1 Km apenas. Tem coletivos que passam na BR 381,com destino a Itaguara, Itatiaiuçu, Cláudio, Rio Manso, Oliveira, Carmópolis, etc. Embora não existam ponto de embarque/ desembarque, eu imagino que solicitando ao motorista / trocador, eles param na "Bica d'água" próxima a curva da ferradura, dando aí um percurso de 6 Km só de ida.

    ResponderExcluir
  14. Moro em Pará de Minas e tenho interesse de ir até a Pedra Grande de Bike. Qual a melhor maneira?

    ResponderExcluir
  15. Rodrigo Paiva,
    Primeiramente obrigado por acessar meu Blog.
    De Pará de Minas a Pedra Grande de bike, ida e volta é um percurso "pesadinho", com possíveis variações de trajeto, mas vamos lá.
    Sair de Pará de Minas, passar pela Matinha, indo até Azurita (Mateus Leme). Em Azurita seguir em direção ao Aterro Sanitário e chegar até Serra Azul. Seguir para Alto da Boa Vista e depois para Varginha. Nesta localidade entrar a direita seguindo placas indicativas da Mineração. Na portaria da mineração continuar a esquerda sentido BR 381 até uma plantação de Eucaliptos à direita. Subir uma estradinha à direita inicialmente no meio dos Eucaliptos e depois seguir sempre a direita até o topo da serra, de onde se avista a Pedra Grande a oeste. Para ir até o topo são aproximadamente 300 m de trilha onde não dá para ir de bike.

    Espero ter lhe auxiliado, lembrado que este percurso é praticamente todo em estradão de terra.

    Quaisquer outras dúvidas pode encaminhar via E-mail constante em meu perfil deste blog.

    ResponderExcluir
  16. Subí a serra de 4x4,ao entardecer, foi magnífico pois depois que que o sol se pôs a lua cheia apareceu para completar o espetáculo que Deus nos proporcionou.

    ResponderExcluir
  17. ESTOU ABRINDO UM RESTAURANTE DE COMIDA MINEIRA,NO VIVENDAS SANTA MÔNICA,UMAS DAS PRINCIPAIS ENTRADA PRA PEDRA GRANDE,O RESTAURANTE SE CHAMA SITIO BAR E RESTAURANTE VILA PEDRA GRANDE,POR FAVOR VENHAM CONFERIR,DIVERSÃO GARANTIDA,E COMIDA MUITO BOA!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuelle,
      Em breve farei questão de conhecer o Sitio Bar e Restaurante Vila Pedra Grande.
      Pode deixar aqui maiores informações localização e contatos caso queira.
      Atenciosamernte,

      Emerson Silva

      Excluir