"As vezes ouço passar o vento, e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido”
(Fernando Pessoa)

17 de dezembro de 2009

ÁLBUM DE FOTOS NA NET

Parque Nacional do Caparaó

     Para quem gosta de fotografar e compartilhar sua imagens na rede mundial de computadores, existem inúmeras alternativas gratuitas, como por exemplo: Flickr, Picasa Web, Panoramio, Multiply, Terra Fotos, Uol Fotos, Orkut, Faceboock, Fotologs diversos, etc e etc. Embora todos são parecidos, cada um apresentam particularidades interessantes que vão atender a alguns interesses pré definidos pelos usuários. Porém dois destes acima citados merecem maiores comentários: Panoramio e Flickr.
      O Panoramio pertencente à Google é bastante simples de baixar imagens, porém apresenta vários aspectos negativos, como por exemplo a dificuldade de criação e alteração de álbuns, dentre outras. A grande virtude do Panoramio é que se você mapear as imagens, ou seja, indicar através de coordenadas geográficas onde foram fotografadas, após um período, estas imagens estarão dispostas como pontinhos azuis no Google Earth. Outra vantagem é que você poderá acessá-lo com a mesma senha do Orkut, Gmail ou do Blogspot.
     O Flickr pertencente ao Yahoo, na minha opinião é o melhor de todos. Apresenta duas versões: a Básica e a Profissional. Na Básica que é gratuita você pode manter até duzentas imagens armazenadas (é muito pouco) e a Profissional que é paga, o armazenamento é ilimitado.
     As grandes vantagens do Flickr são as facilidades de utilização, criação, organização e alteração de álbuns de fotografias além das formas de compartilhamento com outros usuários. Outro aspecto positivo são as informações técnicas disponíveis sobre as imagens, como por exemplo: Marca e modelo da máquina, tempo de exposição, abertura do diafragma, foco, Ev, iluminação,etc. O Flickr é acessado com a mesma senha do E-mail do Yahoo.
     Aproveitando a oportunidade, convido todos a conhecerem meu Flickr, acessando: www.flickr.com/photos/emerson_silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário